quinta-feira, 7 de maio de 2009

CARTA DE 2070 SOBRE A ÁGUA

Carta_2070

3 comentários:

  1. sem madeira fica dificil mesmo ne Dane

    ResponderExcluir
  2. Sim, anônimo, sem água também não teremos madeira. Sem água já será difícil o bastante. Mas você parece se interessar mais pela madeira. É uma preocupação legítima, porque você certamente precisa muito dela.

    A Wikipédia resume assim: “pela sua disponibilidade e características, a madeira foi um dos primeiros materiais a ser utilizado pela humanidade, mantendo, apesar do aparecimento dos materiais sintéticos, uma imensidade de usos diretos e servindo de matéria-prima para múltiplos outros produtos.”

    Usos da madeira, dos mais recentes aos mais antigos:

    Usos industriais: carpintaria, construção civil, construção naval, indústria papeleira (indústria da celulose), indústria química, e outros tantos usos diretos e indiretos.

    Usos da madeira como fonte de energia renovável:

    Lenha para fazer carvão - é um aprimoramento tecnológico do uso da madeira para cocção. O carvão concentra a energia calorífica da madeira, facilita e barateia o transporte e diversifica os usos que se pode dar à madeira: aquecimento doméstico, churrasco do fim-de-semana e usos industriais diversos.

    Lenha para cozinhar - dos mais antigos, o primeiro uso tipicamente humano da madeira. Foi esse uso que acompanhou a descoberta do fogo, considerada a primeira e mais significativa descoberta tecnológica. Hoje apenas os mais pobres e os ecologicamente conscientes fazem esse uso diário, ou porque não têm dinheiro para comprar gás de cozinha, ou porque vivem em zonas rurais, ou porque acreditam que a biomassa é uma das fontes de energia renovável portadoras de futuro. Verificamos que 90% das 200 famílias de agricultores e produtores de água da APE-Área de Proteção Especial de Paracatu usam lenha como energia para cocção.

    O uso mais antigo:

    Cacete para atacar e defender: o mais antigo, e talvez o mais necessário. Na falta de melhor instrumento, macacos já usam para dar em outros macacos. Einstein afirmou que a terceira guerra mundial será travada com paus e pedras. Se essa previsão se confirmar, então o nosso anônimo pode ficar tranqüilo: ainda haverá madeira pra cacete.

    ResponderExcluir
  3. KKKKK....ADOREI A RESPOSTA AO ANÔNIMO. EI SÉRGIO...VOCÊ É MUITO CRIATIVO E SARCÁSTICO NAS RESPOSTAS... ( ESPERO Ñ LEVAR XINGO TBM) RRSSS.

    ALUNA DA FINOM - POLO 90 - SANTA ISABEL/SP

    ResponderExcluir

Aguardamos seu comentário.