sábado, 25 de abril de 2009

*Perguntas aos Deputados Antônio Andrade e Almir Paraca*

*Paracatu, 25 de abril de 2009*

*Perguntas aos Deputados Antônio Andrade e Almir Paraca*

O Jornal "O Lábaro" de hoje (ano III, edição 19) deu grande destaque para a campanha "Santas Águas de Paracatu: Eu Protejo", e o projeto de Lei das Águas de Paracatu, que institui o Sistema Serra da Anta de interesse para o abastecimento público de Paracatu. Foram três páginas, inclusive a capa.

O jornal também traz uma entrevista com o Deputado Federal Antônio Andrade (PMDB) e um artigo do Deputado Estadual Almir Paraca (PT). Nas matérias, o Deputado Antônio Andrade, que tem participação na Parex, empresa prestadora de serviços da mineradora RPM/Kinross em Paracatu, relata sua atuação na Câmara dos Deputados, mas não toca no assunto da mineração em Paracatu, apesar de ter sido questionado sobre esse assunto pelo jornal.

Já o Deputado Almir Paraca adotou parte das recomendações do Relatório que a Fundação Acangaú publicou no "Lábaro" e encaminhou ao Ministério Público e aos órgãos ambientais do Estado, em 2007, sobre os impactos do projeto de expansão III da mineradora transnacional canadense. Mas, preferiu defender as medidas compensatórias, esquecendo-se das medidas reparatórias e de prevenção dos danos sócio-ambientais, que são obrigação primária da mineradora e dos órgãos de governo, e não vêm sendo cumpridas.


O Alerta Paracatu gostaria de aproveitar a ocasião e fazer as seguintes perguntas aos nossos nobres deputados:

. O que V.Excias. julgam mais importante: geração de empregos e renda transitórias, ou a garantia do suprimento permanente de água potável para uma cidade ou uma região?

. V.Excias. apóiam a constituição do Sistema Serra da Anta de abastecimento público de Paracatu, projeto que está tramitando na Câmara Municipal? . O município tem o direito de legislar sobre suas águas?

. O que V.Excias. pensam sobre as campanhas "Salve o Santa Rita" e "Santas Águas de Paracatu: eu Protejo"? Apóiam ou não, e por que?

As respostas podem ser dadas pela internet, por ofício, pela TV, rádio, ou por qualquer outro meio de comunicação.


-- 
Sergio Ulhoa Dani
Reserva do Acangaú, zona rural
Caixa postal 123
38.600-000 Paracatu MG
Brasil
srgdani@gmail.com
(+55 38) 9913-4457
(+55 38) 9966-7754

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário.